quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cientistas anunciam ter encontrado sinais da chamada ‘partícula de Deus’ - vida - geral - Estadão

Dois grupos de pesquisadores do Cern, em Genebra, chegaram a resultados bastante parecidos que apontam para a existência da partícula, fundamental para explicar o universo

14 de dezembro de 2011 | 0h 00

Jamil Chade, de O Estado de S. Paulo
GENEBRA - Cientistas da Organização Europeia para Pesquisas Nucleares (Cern) anunciaram na terça-feira, 13, em Genebra, que conseguiram encontrar os primeiros sinais da chamada “partícula de Deus”, que garante massa a todas as demais e é, portanto, central na explicação do universo. Ainda não há prova definitiva, mas o achado abre caminho para o que promete ser a maior descoberta científica dos últimos cem anos.
Também chamado de bóson de Higgs, a “partícula de Deus” é a última fronteira não resolvida pela física. Ela explicaria como os átomos ganharam massa, dando origem à matéria. O problema é que a partícula hipotética jamais foi encontrada.
Na terça, os primeiros resultados dos testes apontaram que há chances de que seja encontrado esse “elo perdido” da física. Cautelosos, os cientistas dizem que têm de continuar as experiências em 2012. Se confirmarem a descoberta, estará aberto o caminho para detalhar o funcionamento dos átomos e do próprio universo.
“Estão fechando o cerco. E é a primeira vez na história que há um sinal claro, ainda que não conclusivo, do bóson de Higgs”, explicou Rogerio Rosenfeld, teórico da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que está no Cern avaliando os resultados.

Nenhum comentário: